Final de ano é a época perfeita para planejar aquela viagem com a família e os amigos para o litoral, graças a chegada do verão e dos dias ensolarados.

No entanto, para quem pretende viajar para a praia com o próprio veículo, são necessários alguns cuidados, por conta da ação da maresia. 

No post de hoje, separamos 5 cuidados que você deve ter com seu veículo, ao viajar para o litoral!

Evite estacionar próximo a praia 

A maresia é uma das maiores inimigas dos veículos. Isto porque ela pode ser extremamente corrosiva e atacar tanto a carroceria quanto as peças internas do seu veículo.

Por isso, ao estacionar para um dia de diversão na praia, procure um local mais afastado e de preferência sob sombra, já que o sol pode acabar danificando a pintura do seu veículo.

Proteja seu veículo com uma capa especial 

Existem capas impermeáveis e especiais que podem ser muito úteis para quem pretende passar a temporada ou apenas alguns dias no litoral. Essa capa é capaz de proteger o veículo das ações da maresia e do sol.

No entanto, com o tempo, ela pode acabar acumulando umidade sobre o veículo, por isso, é muito importante retirá-la de vez em quando e deixar o seu carro respirar.

Fique atento para os componentes internos 

Os sinais da maresia na parte externa do seu veículo são fáceis de identificar, no entanto, ela também pode ser extremamente prejudicial para os componentes internos, como cabos, fios elétricos e outras peças.

Por isso, ao perceber algum sinal de oxidação, recomenda-se que você leve seu veículo a uma oficina de confiança, para checar se as peças interiores do seu veículo não danificaram-se pela maresia. 

Faça a troca do filtro de ar condicionado 

Praia e verão são sinônimos, o que significa que o ar-condicionado do seu veículo será acionado diversas vezes durante a sua viagem. No entanto, é necessário estar atento às condições do seu filtro.

Responsável por barrar partículas de poluição e outros resíduos, o filtro de ar condicionado, quando não substituído no tempo recomendado, perde a sua capacidade de retenção e permite a passagem dos agentes nocivos, que além de maus odores, contribui para o aparecimento de doenças respiratórias e alergias em motoristas e passageiros.

Por isso, antes de viajar cheque as condições do seu filtro de ar condicionado!

Leia também: “Quais são e para que servem os principais filtros para veículos”

Aposte no uso de produtos especiais

Por fim, para proteger seu veículo da ação da maresia e dos efeitos de oxidação e corrosão, recomenda-se o uso de selantes de qualidade.

Aplique-os em partes onde já existem sinais de ferrugem para retardá-lo. Você pode apostar em produtos específicos para proteger a ação da maresia também nos componentes internos. 

Siga esses cuidados e você será capaz de aproveitar os dias ensolarados na praia, sem colocar em risco o seu veículo!

E para garantir um funcionamento ainda melhor, que tal realizar a revisão antes de pegar a estrada para o litoral? Na Meirecar você encontra as mais variadas autopeças e acessórios para realizar a manutenção do seu veículo! Solicite já o catálogo via WhatsApp!