Quando o assunto é manutenção de veículos, todo cuidado e atenção são poucos.

Isto porque, algumas atitudes consideradas pequenas ou bobas, podem no fundo, prejudicar as peças do seu veículo e colocar em risco o seu funcionamento.

No post de hoje, separamos 5 erros que podem prejudicar os sistemas e as peças do seu veículo.

Não realizar a troca do filtro de Ar do Motor

O Filtro de Ar do Motor é responsável por manter o sistema livre de impurezas, na hora da queima do combustível. Quando sua troca não é realizada regularmente, pode ocorrer a passagem de partículas que podem danificar as peças e ainda influenciar no gasto do combustível. Esteja atento ao manual do proprietário para ficar por dentro dos prazos de substituição dos filtros do seu veículo.

Rodar com o veículo sem água no radiador

Quando o radiador, responsável pela refrigeração e resfriamento do motor do veículo, roda com pouca água, isso pode interferir no controle da temperatura e ainda, acabar fundindo o motor.

Não manter a lubrificação em dia

Nós já comentamos sobre a importância dos Óleos Lubrificantes, em um post anterior.

Quando os prazos de troca são ignorados ou misturam-se diferentes marcas, o motor pode ter seu desempenho comprometido e ainda, ocorrer desgaste e danos às peças. Cheque periodicamente as condições dos lubrificantes, prestando atenção, por exemplo, na cor e viscosidade, e  estando atento aos tipos recomendados pelo manual do seu veículo.

Não prestar atenção nas mangueiras

Mangueiras são responsáveis por permitir a movimentação dos fluidos nos sistemas de lubrificação e arrefecimento. Portanto, quando ressecadas ou com rachaduras, elas podem ocasionar vazamentos e até na fundição do motor. Por isso, esteja sempre atento ao estado de conservação de suas mangueiras e previna-se para problemas maiores no futuro.

Não trocar o filtro junto com o óleo

O Filtro é responsável por barrar impurezas, antes que essas atinjam o óleo do seu veículo. Quando você troca o óleo, mas não o filtro, corre o risco de o novo fluido se contaminar com as partículas de impurezas retidas pelo filtro antigo. Quando contaminado, o óleo pode provocar um desgaste maior das peças do motor e diminuir sua vida útil.

Portanto, toda vez que for realizar a troca dos filtros, não se esqueça de trocar o filtro também.

O manual do fabricante é o melhor amigo de qualquer motorista! Por isso, nunca deixe de consultá-lo em caso de dúvidas ou para checar o prazo de validade e troca das peças do seu veículo. Ao prestar atenção na manutenção dos sistemas do seu veículo, você garante menos gastos e maior vida útil para suas peças.

E falando em autopeças, sabia que através do nosso WhatsApp, você tem acesso ao nosso catálogo completo de peças e acessórios para deixar a manutenção do seu veículo em dia?