Começo de ano é uma época muito propícia para realizar aquela tão sonhada viagem para descansar ou até mesmo fazer aquele passeio em família. No entanto, ninguém deseja que um momento que deveria ser de tranquilidade se torne uma verdadeira dor de cabeça, com o seu carro acabando parado no acostamento por problemas de manutenção. 

Por isso, separamos alguns itens do seu veículo que necessitam de atenção e cuidados especiais antes de você cair na estrada!

Sistema de Iluminação

As luzes garantem uma melhor visibilidade e sinalização na estrada. Estar com a manutenção do sistema de iluminação em dia não só previne acidentes, como evita multas. Por isso, antes de pegar a estrada, verifique a situação de faróis, lanternas, setas e luzes de freio. Se o seu veículo apresenta uma ou mais lâmpadas queimadas, você corre risco de levar multa e quatros pontos na carteira. 

Pneus 

Já dissemos em um post anterior sobre a importância de manter os pneus calibrados e com a manutenção em dia. Antes de viajar, verifique se todos os pneus, incluindo o estepe, estejam adequadamente calibrados. Além disso, verifique se os pneus não estão carecas ou desgastados. Pneus carecas deixam o veículo muito mais vulnerável a acidentes e derrapagens, além de ocasionar multas para o motorista.

Itens Obrigatórios 

Como o próprio nome já sugere, existem alguns itens obrigatórios em um veículo. Por isso, se planejar uma longa viagem com o seu veículo, verifique se no seu veículo se encontram presentes o extintor de incêndio,macaco e triângulo. O ideal é sempre ter uma caixinha de ferramentas na mala do seu veículo para eventuais necessidades. 

Fluidos 

Você sabia que a falta de água no seu veículo pode te deixar na mão durante uma viagem?

Falta de água no radiador e não estar em dia com o licenciamento são algumas coisas que deixam muitos motoristas parados no acostamento. Por isso, verifique o nível de água no seu radiador e se necessário, pois ela é responsável pelo resfriamento do veículo. Outro fluído importante e que deve ser verificado, trata-se do óleo que também precisa encontrar-se no nível adequado. Afinal, ninguém quer planejar uma boa viagem e acabar ficando parado na estrada por conta de falha de manutenção, certo?

Filtros 

Vai trocar o óleo? Então não se esqueça de trocar também o filtro! Afinal, se você troca o fluido e não o filtro, as impurezas presentes no componente saturado vão acabar contaminando o óleo recém trocado. Verifique também a situação dos outros filtros do seu veículo, como o de combustível, ar e ar cabine, esse último importante pois se você pretende pegar a estrada no verão, o ar-condicionado é fator chave para o seu conforto. E ninguém quer acabar ficando doente por que o filtro fora de validade não está cumprindo seu papel, certo? Afinal, um filtro de ar cabine que está fora do prazo de troca não tem sucesso ao reter impurezas e partículas nocivas ao motorista e passageiros. 

Manter-se preparado e estar atento aos sinais do seu veículo são passos essenciais para garantir que suas viagens ocorram sem maiores problemas e sem pesar muito no seu bolso. Afinal, um pequeno problema hoje pode acabar se tornando algo muito maior no futuro. 

Pensando em realizar uma viagem no fim de ano? Então que tal garantir que as peças do seu veículo estejam em boas condições para não atrapalhar seus planos? Peça o catálogo Meirecar pelo WhatsApp e garanta novas autopeças e acessórios para deixar o seu veículo pronto para as viagens de fim de ano!